fundo parallax

Vida Extraordinária – Construa a Sua em 13 Etapas

SÓ EXISTE UM CARA, VOCÊ!
17/06/2019
Lei da Atração
Lei da Atração – Porquê ela não funciona pra mim?
31/07/2019

Isso mesmo, uma Vida Extraordinária, uma Vida Acima da Média, uma Vida Épica, uma Vida Incrível é construída em 13 passos que vou discorrer ao longo deste texto. E pode ter certeza, qualquer pessoa que deseja ter uma Vida Extraordinária deverá passar por estes 13 passos. Não importa aonde você esteja, com o quê esteja trabalhando, enfim, é possível. Veja como!

Antes de continuar o texto, quero explicar o conceito que defino para o que é uma Vida Extraordinária. Talvez, a sua definição seja diferente, mas tudo bem, o objetivo deste texto é colocar o meu ponto de vista. Espero que concordemos ou que você tenha uma definição que agregue ao texto, vai ser ótimo para o amadurecimento da idéia.

A Vida Extraordinária, que uso nos trabalhos de Coaching Vibracional é somente um reflexo de toda uma preparação, ou seja, você é o Arquiteto da sua obra chamada Vida. Grande parte das pessoas foram estimuladas socialmente a sonhar com a Casa Própria, esta foi uma estratégia na década de 80 também chamado de Boom imobiliário. O mercado de engenharia civil começou a crescer e criou-se uma estratégia para estimular a compra da “Casa Própria”, estimulando a venda por financiamentos. O Governo, aproveitando a ignorância do pobre e estimulando-o a comprar a tão sonhada casa, criou uma estratégia de endividamento a longo prazo, com taxas de juros relativamente “baixas” e possibilitando que as pessoas “menos favorecidas” tivessem acesso ao sonho da Casa Própria. Na época em que este plano foi lançado houve um aumento absurdo de pessoas querendo comprar a casa e colocaram como metas de vida ter a casa própria. Até aí tudo bem. Os financiamentos eram de juros crescentes e a maioria das pessoas não conseguiam pagar as casas, uma vez que a taxa de juros no final era tão altas que a dívida ficava quase que impagável. Onde houve-se vários processos e esta estratégia governamental teve que ser revista e criou-se a estratégia do juros decrescente, assim as dívidas se tornaram pagáveis, mas mesmo assim pouca gente observou a falha.

Eu conto isso, porque também cai nessa. Comprei a minha tão sonhada casa própria financiada em 20 anos. Ela foi quitada em menos tempo, uma vez que foi utilizado o fgts e outros meios para quitá-la.

Ok, Ronan, mas o que isso tem a ver com a Vida Extraordinária? Na vida extraordinária que cito no texto, está inclusa as quatro principais áreas da vida que são: Qualidade de Vida, Relacionamentos, Pessoal e Profissional. Cada uma destas áreas inclui outras sub-áreas, veja a seguir:

Qualidade de Vida: Espiritual
Relacionamentos: Parentes, Conjugal, Filhos, Social
Pessoal: Saúde, Intelectual, Emocional
Profissional: Servir, Financeiro, Profissional

Todas elas tem uma relação entre si e uma alteração em qualquer área afeta todo o sistema.

Sem perceber, quando se opta por adquirir um bem como uma casa, por exemplo, este bem afeta todo o sistema, pode ser positivamente ou negativamente, o que acontece na maioria dos casos. Você não percebeu ainda, mas um bem como este, provavelmente afetará negativamente a sua vida extraordinária. Porquê? Porque um bem como este é um capital imobilizado, ou seja, você não consegue fazer nada com ele, a não ser morar.

O motivo que leva as pessoas a comprarem um bem como este é a palavra segurança. Mas esta palavra será tratada em outro artigo. Mas gosto muito da frase que diz: “O passarinho pousa em qualquer galho, porque a sua segurança está nas asas e não no galho em que pousa”.

A estratégia da casa própria, assim como outras estratégias que foram aplicadas na sua vida, funcionam como joio, que vou explicar mais a frente na parábola do joio e do trigo.

Dando prosseguimento ao texto, te faço a pergunta: Se você estivesse no seu último dia de vida, Deus apareceu na sua frente e disse a você: “A sua vida termina amanhã, portanto, faça o que quiser hoje.” Diante deste cenário, você continuaria com a mesma rotina diária que possui hoje? ou faria alterações? Se a sua resposta for faria alterações, o que é a resposta da maioria, você ainda não tem uma Vida Extraordinária.

Vida Extraordinária, segundo o meu conceito é aquela vida em que você vive de acordo com os seus valores. Você vive o seu propósito de vida, o seu trabalho é a sua missão pessoal, o seu relacionamento íntimo está alinhado com o seu propósito de vida e o seu cônjuge é aquela pessoa que veio para seguir o mesmo caminho que você está trilhando e vocês ensinam isso aos seus filhos. Esta é uma profecia bíblica, porém, mal interpretada. Este é o motivo pelo qual a maioria das pessoas prosperam em uma área, mas sacrificam as outras. Uma vida extraordinária não é uma vida cheia de dinheiro e bens materiais, não tem nada a ver uma coisa com outra, mas nada te impede de ter aquilo que você deseja e as pessoas confundem isso.

Em João, 10:10 está escrito que: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” O propósito de Jesus aqui na Terra foi ensinar o caminho do coração. Ele enfrentou tudo que está escrito para viver a vida dos seus sonhos. Vale lembrar que ele era um profeta e o sonho dele era curar pessoas enfermas. E ele conseguiu realizar este sonho! E queria mostrar para as pessoas na época que isso era possível, viver a vida dos seus sonhos, fazendo aquilo que o seu coração manda. E não a sociedade.

Hoje, um número pequeno de pessoas que conseguiram quebrar esta barreira social e conseguiram viver de acordo com aquilo que realmente queriam são admiradas como se fossem de outro planeta. Quer um exemplo? Nelson Mandela, Ghandi, Madre Teresa de Calcutá, Steve Jobs, Bill Gates, Michael Jordan, Flávio Augusto, etc. Citei alguns nomes por serem mais conhecidos, mas estas pessoas conseguiram vencer a barreira social do óbvio e construíram as suas Vidas Extraordinárias, cada qual na sua missão pessoal. Todas elas viveram, ou vivem o seu propósito de vida e deixaram um legado. E você, gostaria de deixar um legado para os seus filhos? Se a resposta for sim, você está no caminho, mas se a resposta for não. Você precisa rever os seus conceitos, uma vez que você não veio aqui neste plano para pagar as suas contas somente.

Voltando ao sonho da casa própria, imagine que você tem a oportunidade de construir a sua casa. Como ela seria? Você a desenharia num papel e em seguida começaria o projeto? Vamos partir do pressuposto que a resposta seja sim. Esta que é a idéia, você primeiro desenhar a sua vida épica, logo em seguida construí-la. Como Arquiteto da minha Vida Extraordinária, um presente que ganhei de Deus, vou te mostrar 13 passos para você construir esta vida. Logo em seguida, basta partir para ação e construir a sua casa.

Estes 13 passos estão divididos em 4 estágios que são:

Estágio 1 – Reconhecimento do Terreno;
Estágio 2 – Plano Exploratório;
Estágio 3 – Antes de Entrar em Ação, O Contrato;
Estágio Final – O Projeto Passo-a-passo.

Agora, vou fazer um paralelo com um trecho bíblico, uma parábola criada por Jesus Cristo: A Parábola do Joio e do Trigo – Mateus, 13:24-30, que diz:

Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia boa semente no seu campo; mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu no teu campo boa semente? Por que tem então joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? Porém ele lhes disse: Não; para que ao colher o joio não arranqueis também o trigo com ele. Deixar crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas o trigo ajuntai-o no meu celeiro.

Em Mateus, 13:36-43 Está escrito a explicação da parábola do joio, transcrevo-a abaixo, mas logo em seguida vou contextualizá-la para que possamos dar um passo seguinte na Construção da Vida Extraordinária.

Explicação da parábola do joio
Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo. E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem; O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno; O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Se você entendeu a parábola e sua explicação, vai entender que o Reino dos Céus, explicado pela Bíblia, é exatamente o que quero dizer a respeito de Vida Extraordinária. Céu e Inferno estão aqui neste plano e se você acredita que se você for um bom homem ou uma boa mulher aqui na Terra e quando você morrer irá para o Céu, sinto muito em te dizer: Você precisa rever os seus conceitos. Acreditando nesta mentira, fui parar no fundo do poço. Mas este ponto não é assunto para este texto, em outro momento falo sobre o que é fundo do poço para mim, mas resumidamente é um lugar em que eu quis tirar a minha vida achando que eu não prestava para nada. Lá você passará por muitas dificuldades, mas aprenderá muita coisa.

Fim do mundo, segundo a explicação é o momento em que você decide dar um fim àquela vida que você vive e decide trilhar um novo caminho. Se fichas caíram até aqui, parabéns! Todos nós temos o direito de viver uma vida extraordinária, como está escrito em Mateus 6:33 “Buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua Justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Quais são estas coisas? Tudo que você precisa para construir a sua Vida Extraordinária. Dinheiro, roupa, comida, pessoas, enfim, tudo que faz parte da sua Vida Extraordinária chegará até você e não é necessário nenhum esforço. Você só precisa acreditar e caminhar com fé que a sua vida será construída.

Abaixo vou explicar com mais detalhes o que são os 13 passos, esta é a parte do planejamento, onde iremos desenhar todo o cenário. Igual à construção de uma casa, a sua casa nova, ok?!

Neste projeto, eu serei o Consultor te mostrando tudo que você precisa fazer para construir a sua casa e você o Arquiteto da Vida Extraordinária.

Estágio 1 – Reconhecimento do Terreno – Neste estágio vamos fazer uma avaliação do Estado Atual da sua vida. Lembra da parábola do Joio e do trigo? Vamos começar a identificar qual foi a quantidade de joio plantado na sua plantação.
1ª Etapa – A Roda da Vida – Aqui vamos fazer uma avaliação sistêmica das áreas da sua vida. Os seus maiores sonhos estão atrás das áreas mais afetadas do seu quadro. Incrível como isso acontece.
2ª Etapa – Swot Pessoal – Aqui vamos entender quais são as suas forças e fraquezas internas e como as oportunidades e ameaças externas interferem nos resultados que você busca.
3ª Etapa – Tríade do Tempo – Como você faz a gestão do seu tempo? Quais são as tarefas que tomam a maior parte do seu tempo e que te impedem de fazer o que precisa ser feito para atingir os seus objetivos pessoais?
4ª Etapa – Valores e Regras Atraentes – O que você mais valoriza no mundo externo e que está intimamente ligado com o seu mundo interno? Quer um exemplo? Se longevidade é um valor forte em você, mas você é um fumante, está vendo o conflito? Fique tranquilo(a), talvez a regra não está clara para o seu subconsciente. Basta definir uma regra clara que você sentirá a energia correta.
5ª Etapa – Valores e Regras Repelentes – O mesmo vale para valores e regras repelentes. Como você lida com o que você rejeita no mundo externo? Não confunda valores e regras repelentes com medos. Todos nós temos valores que nos atraem e que nos repelem. Vale lembrar que o mais importante não é o valor em si, mas sim a regra que você define para si mesmo(a) que faz este valor funcionar, o que faz você sentir a energia do valor. Isso mesmo! Você sente fisicamente a energia.

No meu ponto de vista, esta é a principal etapa. A fundação de tudo, se aqui o trabalho foi bem feito, teremos menos retrabalho ao longo do projeto.

Uma vez que reconhecido o terreno e aprovado por si mesmo e validado pelo Arquiteto, é hora de partir para o Estágio 2.

Estágio 2 – Plano Exploratório – Avaliação do Estado Desejado. Ok, terreno fechado, muitas idéias na cabeça e arquiteto escolhido. Chegou o momento de falar das necessidades e dos hábitos dos futuros habitantes/usuários.
6ª Etapa – Elenco de Sonhos – Aqui vamos fazer uma projeção no futuro. Vamos planejar os próximos 5 anos da sua vida, ou talvez 10 dependendo dos seus sonhos. Aqui não pode ter limites. O sonho é algo muito importante na sua vida, os seus maiores sonhos estão intimamente ligados ao seu propósito de vida. Tudo na vida acontece 2x. Primeiro na sua cabeça e em segundo lugar no plano físico, você materializa, também chamado de cocriação.
7ª Etapa – Descritivo do objetivo – Aqui transformar os seus sonhos em um texto, curto, conciso, metafórico e criaremos uma história de forma que o seu subconsciente entenda. O nosso subconsciente ama histórias, principalmente aquelas emocionantes.
8ª Etapa – Condições necessárias para formulação de metas e objetivos – Aqui vamos fazer um checklist no que era sonho e está se tornando em objetivos de curto, médio e longo prazos. É importante fazer uma verificação ecológica, ou seja, qual é o impacto ao seu redor que a materialização deste sonho causará?
9ª Etapa – Visão Extraordinária de Vida – Aqui construímos o Quadro dos Sonhos, ou também conhecido como Quadro da Visão.
“Então o senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão bem visível em tábuas para que possa ler até quem passa correndo. Pois a visão é para o tempo determinado e não mais tardará e se apressa para acontecer. Ainda que demore, esperai, porque certamente virá e não tardará.” Habacuque 2:2-3;

Estágio 3 – Antes de Entrar em Ação, O Contrato – Você percebe que estamos fazendo uma analogia com um trabalho real de arquitetura? E é assim mesmo que acontece nos projetos de arquitetura, esta é a melhor forma de construir a imagem na sua cabeça, é simples o processo. Imagine que até aqui está tudo no papel e é hora de assinar para fazer o universo trabalhar a seu favor. É hora de fazer a parte racional do cérebro trabalhar.
10ª Etapa – Autocoaching – O autocoaching é um conjunto de perguntas que você fará para si mesmo afim de tirar as respostas do seu subconsciente. Serão perguntas que começam com o “como” e “o quê”.
11ª Etapa – Pirâmide do Sucesso – A pirâmide do sucesso é uma ferramenta que vai alinhar o propósito do seu projeto, com os seus objetivos, metas e habilidades a serem desenvolvidas, traçados até então.
“E disse-lhes: Vós sois os chefes dos pais entre os levitas; saitficai-vos, vós e vossos irmãos, para que façais subir a arca do Senhor, Deus de Israel, ao lugar que lhe tenho preparado.” I Crônicas – 15:12
12ª Etapa – Meta Neurologicamente Correta – Nesta etapa começamos a reformular as metas para que fiquem neurologicamente corretas, ou seja, quanto mais clara, objetiva e positiva a meta, melhor será a comunicação com o seu subconsciente.
13ª Etapa – A Jornada de 90 dias – Nesta etapa vamos traçar os próximos 90 dias. Como serão? Esta é uma ferramenta da PNL também conhecida como Estratégia Disney em que você fará papéis de sonhador, realista e crítico. O conjunto de perguntas para o sonhador responderão a pergunta principal: O que eu realmente desejo? Já o conjunto de perguntas para o realista, responderão a pergunta: O que farei para transformar este sonho em realidade? E, por fim o conjunto de perguntas para o crítico responderão a pergunta principal: O que pode dar errado neste plano?

Estágio final – Projeto Passo-a-passo – Agora é a hora de partir para ação. A sua vida extraordinária estará diante dos seus olhos e você estará com a motivação necessária para dar os passos seguintes. Tudo que você realmente deseja em todas as áreas da sua vida estarão diante dos seus olhos e muitas mudanças acontecerão daí para frente. Aqui eu gosto de salientar a importância de um bom planejamento.
“Compras a verdade e não a venda. Sim, a sabedoria, a disciplina e a prudência.” Provérbios, 23:23
O Plano de Ação da Vida Extraordinária – Seguindo estes passos da forma que está escrito, você vai construir o plano de ação poderoso, épico, extraordinário, que fará de você uma pessoa incomum.

No processo de Coaching Vibracional passamos por todas estas etapas com o intuito de construir a sua Vida Extraordinária, eu serei o seu Consultor e você o Arquiteto da sua Vida Extraordinária. Nós desenvolvemos o Coaching Vibracional para aqueles que acreditam que empreender é o caminho para a Vida Extraordinária. E dentro do empreendedorismo existe um veículo que pode ajudar pessoas comuns a construírem esta Vida Extraordinária sem os riscos que envolvem montar um negócio no Brasil hoje em dia. Um veículo que ajuda pessoas comuns a resolverem 9 problemas emergentes hoje em dia, que são:

Completar a renda.
Usufruir de autonomia financeira.
Ter o próprio negócio.
Dispor de mais tempo livre.
Buscar o desenvolvimento pessoal.
Ajudar os outros.
Conhecer pessoas.
Ter uma aposentadoria digna.
Deixar um legado.

Se um ou mais motivos destes te chamou atenção, temos muito o que conversar.

banner_rodape_postagens_manual

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.